Você está aqui: Home » Notícias » Workshop: Usos e aplicações da absorção de raios-x em catálise heterogênea

Workshop: Usos e aplicações da absorção de raios-x em catálise heterogênea

22 03 NUCAT NoticiaWorkshop: Usos e aplicações da absorção de raios-x em catálise heterogênea com o Dr. SANTIAGO FIGUEROA, integrante da equipe do LNLS/CNPEM e coordenador da linha XAFS2.

Data: 01/04/2019 (2ª-feira)
Horário: 13:30 – 16:30h
Local: Sala G-119, Centro de Tecnologia da UFRJ, Ilha do Fundão.

Resumo do workshop
Discutiremos a técnica de Absorção de Raios-X para estudos em condições in situ/operando que foram desenvolvidas para caracterizar e compreender eficientemente catalisadores utilizando as instalações do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Analisando os desenvolvimentos feitos nos últimos anos, concentraremos a atenção na vantagem dessa técnica atomicamente seletiva para extrair o máximo de informações em uma única experiência. Considerando que o Brasil está finalizando a construção de uma fonte de quarta geração (Sirius), projetada para ser uma das mais avançadas do mundo na sua faixa de energia, as futuras possibilidades experimentais serão discutidas com maior ênfase.

Sobre o palestrante:
Doutor em Física pela Universidade Nacional de La Plata na Argentina, o Dr. Santiago Figueroa realizou pós-doutorado no European Synchrotron Radiation Facility (ESRF) participando de projetos científicos em colaboração com diferentes grupos e da instalação da infraestrutura para realização de experimentos in situ em linhas de luz de absorção de raios-X e difração. Atualmente integra a equipe do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Campinas-SP, e coordena a linha de luz XAFS2, muito utilizada pela comunidade que trabalha com catálise heterogênea. Desenvolve projetos de pesquisa e colabora com diferentes grupos de pesquisa nas áreas de nanociências e catálise heterogênea (Lattes).

Interessados, enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Vagas limitadas!