PROGRAMA DE ENGENHARIA QUÍMICA | COPPE | UFRJ

NUCAT
Você está aqui: Home » Notícias » Martin Schmal, 80 anos: pioneiro da catálise no Brasil

Martin Schmal, 80 anos: pioneiro da catálise no Brasil

10 01 NUCAT pioneiro noticiaO professor Martin Schmal, do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ, foi homenageado com uma edição especial da revista Applied Catalysis, publicada em novembro, como reconhecimento pelo seu pioneirismo e importante contribuição à engenharia química, sobretudo no campo da catálise. A edição, coordenada pelos professores Fabio Passos (Universidade Federal Fluminense) e José Maria Bueno (Universidade Federal de São Carlos), inclui trabalhos científicos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, incluindo ex-alunos e colaboradores do professor Schmal.

Com oitenta anos de vida, completos em 2017, doutor em Engenharia Química pela Universidade Técnica de Berlim, membro do corpo docente da Coppe desde 1971, e Professor Titular desde 1985, Schmal é considerado um dos pioneiros e maiores expoentes da pesquisa e do ensino em Catálise no país, tendo sido responsável por identificar e reunir pesquisadores da área em todo o país, e trazer reconhecimento internacional ao conhecimento produzido neste campo, no Brasil. Tendo orientado 84 dissertações de mestrado e 58 teses de doutorado, Schmal deu valiosa contribuição à formação de pessoal qualificado para consolidar e elevar a pesquisa no país.

"Ele tem sido um exemplo para todos os seus alunos e colegas, com sua paixão intensa e seu entusiasmo pela catálise. Muitos de nós entraram no campo da catálise por causa de sua apaixonada defesa da importância de manter uma forte capacidade de pesquisa e desenvolvimento no Brasil e sua efetiva apresentação de grande contribuições da catálise para a sociedade", escreveram Fábio Passos e José Maria Bueno, no prefácio da Applied Catalysis, Special issue in honor of Prof. Martin Schmal.

Saiba mais sobre a trajetória do professor Schmal no Planeta Coppe Notícias