PROGRAMA DE ENGENHARIA QUÍMICA | COPPE | UFRJ

NUCAT
Você está aqui: Home » Notícias » Premiações

Acadêmico Recebe o Prêmio Mexico de Ciencia y Tecnologia

O Governo do México, desde 1990, oferece o "PREMIO MEXICO DE CIENCIA Y TECNOLOGIA", como forma de reconhecimento aos trabalhos científicos e tecnológicos realizados nos países da América Central, América do Sul, Caribe e Espanha e Portugal, para, desta forma, estimular o enlace de suas comunidades científicas. Em 2003, o prêmio foi concedido ao Prof. Martin Schmal, engenheiro químico, que, segundo o Júri Qualificador, "desenvolve processos catalisadores com ampla aplicação industrial". Schmal foi eleito por unanimidade pelo Júri e concorreu contra 70 candidaturas de 17 países.

Fonte: CJB

Air Jordan 1 Retro High OG Wmns "Panda" CD0461-007 Women/Men Super Deals, Price: $98.03 - Air Jordan Shoes

Professor da COPPE e Coordenador Geral do NUCAT é homenageado na Alemanha

O professor do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ, Martin Schmal, recebeu em setembro de 2014 a Medalha da Sociedade Max Planck, da Alemanha. A homenagem ocorreu durante o workshop internacional do Instituto Fritz Haber, da Sociedade Max Planck, de 15 a 19 de setembro de 2014, no castelo de Ringberg, próximo à cidade de Munique. Na ocasião, o professor Schmal fez conferência sobre nanoestruturas e sistemas catalíticos. A distinção foi concedida em conjunto pela Sociedade Max Planck, o Instituto Fritz Haber e a Fundação Alexander von Humboldt.

Uma das mais importantes honrarias da área da química, a Medalha da Sociedade Max Planck, de Berlim, é entregue apenas àqueles que já receberam o prêmio da Fundação Humboldt, conquistado por Martin Schmal em 2002. Um dos maiores especialistas em catálise do mundo, Schmal foi o primeiro brasileiro a receber esse que é o mais conhecido e valioso prêmio da área científica da Alemanha. No Brasil, apenas os professores Schmal e Jairton Dupont, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foram agraciados com o prêmio Humboldt na área de Química, destinado a cientistas de destaque no cenário internacional. Vários pesquisadores que receberam a premiação da Fundação Humboldt conquistaram posteriormente o Prêmio Nobel.

A medalha da Sociedade Max Planck, que traz em cada lado os ícones da Fundação Humboldt e da Sociedade, foi entregue a Martin Schmal como reconhecimento pelos estudos sobre catalisadores nanoestruturados, fundamentos e aplicações a processos catalíticos que o professor da COPPE e da Escola de Química da UFRJ vem desenvolvendo em colaboração com o Instituto Fritz Haber, um dos mais importantes do mundo nas áreas físico-química e de nanotecnologia. A cooperação foi iniciada no ano 2000, a partir de um programa mantido pelo instituto alemão em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Instituto foi criado pelo próprio Haber, químico alemão que recebeu o Prêmio Nobel de Química, em 1918.

Professor titular da COPPE desde 1985, Martin Schmal, 76 anos, nasceu na cidade de Grünberg, na Alemanha, e veio para o Brasil com a família, em 1939, com pouco mais de um ano de idade. Formado em Engenharia Química pela Universidade Católica de São Paulo, em 1964, Martin Schmal cursou mestrado na COPPE e doutorado na Universidade Técnica de Berlim. Foi um dos primeiros docentes a receber o Prêmio COPPE de Mérito Acadêmico. Ao longo da carreira criou a Sociedade Brasileira de Catálise e o Núcleo de Catálise (NUCAT) da COPPE.

Um dos livros escritos por Schmal, “Cinética e reatores: aplicação à engenharia química” foi lançado em inglês (“Chemical Reaction Engineering – Essentials, exercises and examples”), pela editora CRC Press, do grupo editorial londrino Taylor & Francis. Obra de referência na área, o livro, editado originalmente em português em 1982, teve sua terceira edição no Brasil impressa no ano passado.

Fonte: Planeta Coppe

Professor da COPPE é o primeiro brasileiro a receber o Humboldt Research Award, da Fundação Alexander von Humboldt, da Alemanha

O professor Martin Schmal, do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ, acaba de ser agraciado com o Humboldt Research Award pelo trabalho "Catalisadores nanoestruturados – Fundamentos e Aplicação a processos catalíticos”. Esta é a primeira vez que um pesquisador brasileiro recebe o prêmio da Fundação Alexander von Humboldt, da Alemanha, concedido a cientistas de reconhecido destaque internacional. O prêmio Humbold é conhecido no meio científico como um revelador de talentos na área. Para se ter uma idéia, 34 pesquisadores agraciados com esta premiação, criada em 1953, receberam posteriormente o prêmio Nobel.

Coordenador do Núcleo de Catálise da COPPE, o Prof. Schmal tem obtido excelentes resultados no desenvolvimento de catalisadores que filtram gases poluentes e material particulado (fumaça negra) provenientes de motores a diesel, responsáveis por sérias doenças respiratórias. Nas grandes metrópoles são considerados os vilões da atmosfera.

Há anos os países industrializados buscam catalisadores eficientes para veículos a diesel. Graças às pesquisas desenvolvidas na COPPE pelo professor, o Brasil ocupa um espaço de destaque entre os principais centros pesquisa do mundo que atuam neste setor. Membro do Comitê Internacional de Catálise, Schmal recebeu a premiação de 50 mil euros, em março de 2003, na cidade de Bonn, Alemanha.

Fonte: CJB

Wholesale Cheap Nike, Jordans, Adidas, Air Max Shoes China Sale Online