Você está aqui: Home » Notícias » NUCAT Convida: Prof. Thiago de Melo Lima

NUCAT Convida: Prof. Thiago de Melo Lima

Thiago Lima

Para nosso próximo seminário de grupo, gostaríamos de gentilmente convidar a todos para a apresentação do Prof. Thiago de Melo Lima, do Grupo de Catálise e Valorização de Biomassa, do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal Fluminense, intitulada "Desenvolvimento de catalisadores heterogêneos para valorização de compostos derivados da biomassa". O seminário será virtualmente ministrado pelo Google Meet, no dia 04 de setembro de 2020, às 14:00 h. Interessados devem entrar em contato com algum coordenador do NUCAT para receber o link da sala virtual.

Sobre o Prof. Melo:

Possui bacharelado e mestrado em Química pela Universidade Federal de Goiás, doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2016) com período de doutorado sanduíche no Regional Centre of Advanced Materials – República Tcheca (2015) e pós doutorado no Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (UFSCar 2016-2018). Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense desde 2018, coordenador do Grupo de Catálise e Valorização da Biomassa e pesquisador associado ao Laboratório de Reatores, Cinética e Catálise (RECAT-UFF). Desenvolve a linha de pesquisa Desenvolvimento de catalisadores heterogêneos para valorização da biomassa lignocelulósica, trabalhando com zeólitas hierárquicas, sílicas mesoporosas e catalisadores a base de carbono e síntese utilizando metodologias mais verdes e sustentáveis. Atua na difusão de conceitos de sustentabilidade e química verde para a comunidade acadêmica e alunos de ensino médio.